A indústria do entretenimento sempre procurou disponibilizar artifícios para aumentar a imersão dos consumidores, como cadeiras e joysticks que vibram, múltiplos canais de áudio, imagens que “saltam” da tela e até mesmo dispositivos que adicionariam odores a filmes e jogos. Agora a Disney Research surge com outra proposta que se levada a diante poderá tornar a experiência de jogar bastante interessante.
Conhecido como Aireal,
o sistema consiste de um pequeno aparelho que deve ser colocado próximo
a televisão e que junto com um câmera de detecção de movimentos como o
Kinect, basicamente funciona soprando jatos de ar em forma de anéis na
direção do usuário. Assim a empresa garante que eles poderiam oferecer
sensações táteis que nunca foram exploradas pelos jogos eletrônicos,
tornando a jogatina mais realista.
De acordo com os pesquisadores, um dos maiores destaques da invenção é
a possibilidade do desenvolvedor escolher a força e a frequência com
que os sopros serão disparados, permitindo por exemplo que o jogador
tenha a sensação de que uma delicada borboleta está pousada em sua mão
ou que uma gaivota está sobrevoando sua cabeça.
Como se trata de um conceito, pode parecer estranho imaginar que algo assim um dia chegue ao mercado,
mas Rajinder Sodhi, principal responsável pelo projeto, acredita que
conforme a tecnologia avançar ela poderá passar ser incluída em vários
aparelhos que utilizamos diariamente e até mesmo se tornar invisível
para o consumidor.
Então, caso o Aireal realmente saia do papel e se torne tão popular
quanto eles esperam, imagine o quão divertidos poderão se tornar os
jogos de tiro ao sentirmos uma bala zunindo ao nosso lado ou no quão
melhor poderão se tornar sistemas como o Leap Motion graças a uma resposta tátil.
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