Na calada da noite, o Google colocou no ar o site do Google Helpouts,
um serviço que pretende permitir que pessoas prestem algum tipo de
suporte a outros usuários através de um bate-papo por voz e vídeo (no melhor estilo Hangouts).
Inicialmente disponível apenas para usuários com convites (que podem ser solicitados no site do serviço),
o Helpouts terá dois tipos de usuários: os que se cadastram para
oferecerem os seus serviços e aqueles que utilizarão a ferramenta para
pedir algum tipo de ajuda. A assistência poderá ser gratuita ou paga,
ficando a critério do usuário. No segundo caso, as cobranças serão
feitas através do Google Wallet e o Google embolsará 20% do valor pedido
pelo usuário. Se o usuário não ficar satisfeito com o atendimento, a
empresa garante a devolução total do dinheiro (prevejo problemas…).
Para se oferecer para prestar qualquer tipo de serviço de
atendimento, o usuário deverá, antes de qualquer coisa, ter um perfil no
Google+ (nenhuma novidade, né?). Depois, será preciso informar
os conhecimentos que pretende compartilhar, a disponibilidade de
horário, o valor cobrado e, se quiser, um vídeo de apresentação aos
futuros clientes. Quando o cliente acessar e definir o que quer, o
serviço fará a combinação das informações e oferecerá os atendimentos
disponíveis.
Se dará certo ou será descontinuado em alguns meses, sem dúvida ainda
é muito cedo para dizer. Mas é inegável que o Google Helpouts dará, a
muitas pessoas, a possibilidade de compartilhar os seus conhecimentos,
sejam eles quais forem. Professores poderão dar aulas particulares via
web, especialistas poderão prestar suporte técnico aos mais variados
tipos de produtos e serviços… o limite é a imaginação e a necessidade de
cada um.
Eu me inscrevi e, caso receba o código, farei alguns testes e
publicarei uma espécie de review sobre o serviço aqui no Meio Bit.

Fonte: Ars Technica./Meiobit
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